Piso intertravado em Americana

Os pisos drenantes, também conhecidos como pisos permeáveis, têm como principal característica a porosidade. Isso significa que as peças favorecem a drenagem, ou seja, permitem que a água da chuva ou de mangueiras, por exemplo, passe pelo piso e chegue ao solo, nutrindo a vegetação ou retornando aos lençóis freáticos.

  • Acesse nossa página e curta

O QUE É O PISO DRENANTE?

Apesar de terem virado tendência na arquitetura verde do século XXI, uma curiosidade sobre os pisos drenantes é que eles surgiram ainda na década de 1940, na Holanda — devido às dificuldades do país em trabalhar com o concreto impermeável por estarem localizados abaixo do nível do mar.

Após se popularizar na Europa, o produto se expandiu para a construção civil brasileira, ganhando lugar cativo também nos projetos residenciais que priorizam a beleza e a funcionalidade das composições.

Basicamente, o piso drenante é formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixam espaços para a água escoar. Devido a essas propriedades, são as melhores opções de piso para áreas externas, constantemente expostas à chuva ou umidade, tais como calçadas ou entorno de jardins e piscinas. No âmbito urbano, os pisos drenantes são muito usados também em estacionamentos, praças e parques.

Uma vez instalados nesses locais, eles facilitam o escoamento da água da chuva e limitam a formação de poças, amenizando até mesmo problemas mais graves, como enchentes. Já no período de seca, eles podem ser molhados para conter a poeira e manter a qualidade do solo por debaixo das peças.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS PISOS DRENANTES?

Lendo até aqui, já demos várias pistas sobre os benefícios desse tipo de piso. Em seguida, detalhamos as seis principais vantagens da escolha. Confira!

1. PERMEABILIDADE

Como vimos, esse é o ponto forte dos pisos drenantes, visto que sua extensão é 100% permeável. A porosidade das peças é o que vai permitir a perfeita drenagem da superfície e a passagem de nutrientes para o subsolo.

Outra vantagem é que a permeabilidade do piso também ajuda a amenizar o acúmulo de poeira ou lama, de forma prática e respeitosa ao meio ambiente, além de não formarem poças. Isso porque pequenos espaços entre as peças atuam como reservatórios, prevenindo impactos ambientais mais graves.

2. SUSTENTABILIDADE

Além do auxílio à manutenção do solo, a fabricação dos pisos drenantes também segue uma proposta sustentável, já que levam um combinado de materiais reaproveitados ou bases naturais em sua formulação, como pedras ou fibras. No plano urbanístico, os pisos drenantes favorecem a comodidade dos pedestres, proporcionando uma melhor integração entre o espaço urbano e o meio ambiente.

As pedras granuladas usadas na composição das peças ainda ajudam na purificação da água. Isso quer dizer que, mesmo após passar pela poluição dos grandes centros ou das calçadas, ela conseguirá retornar limpa ao solo.

3. RESISTÊNCIA

O mercado especializado oferece pisos drenantes de vários padrões e propostas de uso conforme as particularidades do local da instalação. Nesse sentido, alguns modelos tendem a ser mais resistentes que outros, de modo que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade da área em questão.

Por exemplo: existem pisos drenantes ideais para áreas de paisagismo e tráfego médio e também opções mais resistentes para projetos que envolvem tráfego intenso ou alto padrão de acessibilidade.

4. SEGURANÇA

Porosos e antiderrapantes, os pisos drenantes favorecem a circulação das pessoas com muito mais conforto e segurança, prevenindo quedas e escorregões, já que não haverá acúmulo de água ou lama sobre as superfícies.

Outra comodidade desse tipo de piso é o excelente conforto térmico das peças, proporcionado pelas pedras granuladas que ajudam a reduzir a temperatura da superfície em até 7º C se comparado ao asfalto, por exemplo. Por isso, são uma escolha perfeita para compor as áreas externas da casa, como os caminhos de jardins e o entorno de piscinas.

5. PAISAGISMO

Engana-se quem pensa que, por ser feito de concreto, o piso drenante precisa ser cinza. Pelo contrário: devido ao seu design moderno e padronagens criativas, os pisos drenantes possibilitam uma combinação diversificada de cores e dimensões para você compor o ambiente em total harmonia com seu estilo de decoração.

Para garantir uma composição harmônica e uniforme, é só pensar nos ares que você quer dar ao local e escolher as peças que melhor combinam com a atmosfera da sua área externa: rústica, contemporânea, arrojada… Que tal?

6. ECONOMIA

A questão financeira é outro fator de peso no uso do piso drenante, pois os custos são mais vantajosos se comparados aos pisos tradicionais (no curto ou longo prazo). Só para você ter uma ideia de como é possível economizar com esse tipo de piso, basta sintetizar as possibilidades da peça: reaproveitamento da água da chuva, baixo índice de manutenção, alta durabilidade e desperdício zero na instalação.

COMO FAZER A APLICAÇÃO?

O piso drenante dispensa o uso de argamassa no seu assentamento. As peças são assentadas sobre camadas drenantes, previamente preparadas de forma a impulsionar o escoamento da água proveniente dos poros do piso.

Pela necessidade da preparação, recomenda-se que a instalação seja feita por profissionais capacitados, geralmente do ramo paisagístico. Se você desejar retirar as peças em uma reforma futura, também não será trabalhoso, desde que o serviço seja feito por um profissional habilitado.

Muitos projetos que utilizam o piso drenante aliam a aplicação das peças com a plantação de grama, garantindo uma superfície regular, bem nivelada e com uma bela aparência. Para a limpeza e conservação, o ideal é usar uma lavadora de alta pressão e manter as peças longe de produtos ácidos.

Por fim, não custa nada lembrar: na hora de investir nos pisos drenantes, é fundamental contar com fornecedores de qualidade. Assim, decerto as peças vão proporcionar um acabamento de alto padrão e 

funcionalidade para sua casa!

Piso Intertravados

A Piso Intertravados, trabalha a mais de 10 anos em todo estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais fazendo oque sabe de melhor, pavimentação em pisos intertravados, sempre com excelente qualidade em seus produtos e instalação dos mesmos, realizamos projetos e sonhos esse é o nosso tema.

Seja sua obra residencial ou empresa, estamos sempre a disposição.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Para sua programação e lhe dar um melhor atendimento, segue horários.

Segunda - Sexta: 08:00 - 18:00

Sábado: 08:00 - 12:00

Domingo: Fechado

Pisos

INFORMAÇÕES:

  • Acesse nossa página e curta

(19) 98122-8892

Sumaré/SP

Acesse nossa página

images (6).png

SITE LINKS

© 2020 CD CONSTRUÇÕES ME. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

x

Orçamento Aqui

Orçamento Aqui